3 Habilidades do Marketing Digital para iniciantes

Fala galera, meu nome é Ricardo Alves, sou analista de marketing digital, e nesse artigo eu vou abordar o tema de como você pode aprender marketing digital do zero. MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES
É bem comum a galera que está começando a estudar o Marketing Digital ficar meio perdida devido ter muitas possibilidades. E na verdade essa pode ser a parte mais legal, você escolher entre tantas possibilidades, algo que você goste, que realmente se identifica. Algo que você goste de verdade!
E o propósito desse artigo é exatamente esse, você que está com muitas dúvidas, que não sabe por onde começar.
E esse artigo foi feito para te ajudar a tomar a melhor decisão, então vamos lá para a primeira opção.
Criação de conteúdo
Se você tem habilidade de se comunicar, fala bem e tem um conhecimento específico em alguma área, você pode criar conteúdos relevantes pra apresentar para sua audiência e possivelmente para seus possíveis compradores, aumentando muito a sua possibilidade de vender para mais pessoas
Mas você pensa:¨ – Mas Ricardo, como eu vou criar conteúdo se eu não tenho nenhum seguidor ainda?¨
Simples, você pode usar isso para mostrar a qualidade do seu trabalho, se você cria e edita os seus próprios vídeos por exemplo, você pode usar no seu portfólio.
Afinal, quanto mais conteúdo, mais autoridade, e quanto mais autoridade, mais vendas.
Crie conteúdo, mostre o seu conhecimento para o mundo, agregue valor na vida das pessoas. Sirva as pessoas com o seu conhecimento. Isso cria uma conexão fora do normal.
Isso pode e vai fazer toda a diferença ao longo da sua jornada. Portanto se você é bom em algo, crie conteúdo relacionado ao que você tem expertise.
Gestão de tráfego
Outra habilidade que você pode adquirir, e essa é considerado por muitos no Marketing Digital mais que essencial é Gestão de tráfego
O que movimenta a internet são as pessoas, e elas estão transitando, fazendo buscas das mais diversas. E o gestor de tráfego tem a habilidade de direcionar essas pessoas que estão procurando por algo, para um local específico.
Os negócios digitais só sobrevivem por causa do tráfego. Pessoas acessando seu site, vendo seus videos, parando para escutar o que você ou a sua empresa tem para oferecer de solução, isso mostra o poder que o profissional que domina essa habilidade tem em conseguir direcionar esse público para você ou para a sua empresa.
Por isso o gestor de tráfego é um dos profissionais mais bem pagos do Marketing Digital.
E não é nenhum bicho de 7 cabeças aprender sobre tráfego, claro que como toda a profissão, com o tempo de experiência e contato com outros profissionais você vai ficando cada vez melhor, mas você que está iniciando do zero. pode sim, adquirir essa nova habilidade
Existem os 2 tipos de gestores de tráfego
O Especialista em Gestão de tráfego orgânico
A pessoa que cuida do SEO, que utiliza os mecanismos de busca do google, youtube que está fazendo o inbound marketing, fazendo as pessoas chegarem até você. São pessoas que tem a habilidade de criar títulos magnéticos, sabe criar textos com palavras chaves, sabe ranquear um artigo de blog no google através de um tema que ainda não existe muito conteúdo, ou até mesmo escrever de forma mais persuasiva um artigo existente.
Uma pessoa que está por dentro das mudanças de uma plataforma para aproveitar o máximo dela, e não é nenhum bicho de 7 cabeças adquirir essa habilidade.
E existe também o Gestor de tráfego pago E quem é o gestor de tráfego pago?
È a pessoa que vai ser responsável por colocar os anúncios na frente da pessoa certa, pelo menor investimento possível. Além de dominar as principais ferramentas de tráfego, ferramentas essas como, Como Google Ads, no google adwords, você dominando essa ferramenta você pode ganhar um alcance maior em pessoas interessava em seus vídeos no youtube, aumentar os acessos no seu site, fora que todo mundo conhece a google.
Tem também o Facebook Ads. Através do gerenciador de anúncios do Facebook Ads, você pode criar anúncios para Instagram e Facebook (tanto para Stories, quanto para Feed)
e não é difícil, dá pra você aprender. Basta ter dedicação e ir testando e melhorando com o tempo.O legal de aprender Gestão de tráfego, que você sabe o quanto você investiu e quanto teve de retorno em um curto período de tempo. Isso é incrível.
Outra habilidade importantíssima é Copywriting
E o que é copywriting ?
É o uso das palavras corretas para se comunicar com o seu público da forma mais eficiente possível, no intuito de guiar o seu público para uma tomada de decisão e fazer o seu público interagir depois de ler um artigo de blog, por exemplo. E para que essa ação aconteça, você precisa gerar valor através desse conteúdo, impactar o seu público para que ele tome uma ação ao ler o seu texto. Esse texto precisa, atrair, engajar e converter.
Tipo quando em algum vídeo no youtube, pedimos para você se inscrever no canal e comentar no vídeo, isso é uma ação que a copy do vídeo pede para que, se o conteúdo for relevante para você, você partir pra ação. Daí você percebe que copywriting não é só escrita, mas sim uma arte em forma de texto que pode ser usado também para criar vídeos, por exemplo.
É a escrita persuasiva, que a gente chama, e ela está presente em tudo, nos e-mails que você envia para o seu público, na página de vendas do seu produto, nas publicações das suas redes sociais (pedindo para curtir, comentar, salvar, compartilhar) pedindo para tomar uma ação (call to action)
Isso tudo tem Copywriting, e essa é uma habilidade que você sempre vai desenvolvendo.
Você está sempre treinando, melhorando sua Copywrite e essa habilidade é importante, na verdade, muito importante pra você desenvolver a sua comunicação eficiente. Colocar nos seus textos gatilhos mentais, você vai dar motivos para a sua audiência tomar uma ação.
Agora que você já leu esse artigo e tem uma direção de por onde começar, estude sobre uma dessas habilidades citadas, entenda qual você se identifica e aplique a que melhor você domina, ou tem a ver com você.
Então se você gostou desse artigo, comente, compartilhe e bora espalhar conhecimento!