
Recentemente vi uns dados que diziam que 60% das decisões de compra são realizadas em frente a gôndola. Daí eu me lembrei de uma história que um designer contou sobre o motivo dos produtos terem cores fortes e distintas.
Antigamente, as cervejas da Ambev possuíam um design muito parecido, baseados nas cores brancas e douradas. Depois de um tempo, percebeu-se que as vendas não iam bem e que muitas das vezes o consumidor optava por consumir outro produto.
Foi aí que o marketing decidiu contratar uma empresa de design e publicidade para ajudar nessa tarefa de resolver os problemas de venda, e foi nesse processo de estudo que descobriu-se que a maioria das decisões de compras são feitas em frente a gôndola.
Depois disso, a Ambev resolveu mudar todas as embalagens de seus produtos, colocando uma cor característica para cada marca. Desde então, as suas vendas aumentaram significativamente, porque o consumidor não muda mais de ideia em frente a gôndola, uma vez que ao sair de casa ele já tem mente o que comprar e juntamente com a facilidade de encontrar o produto favorito rapidamente, não passa pela cabeça do cliente a ideia de adquirir produtos de outras marcas.
Dessa forma, a Ambev conseguiu melhorar seus números de vendas frente aos seus concorrentes. Essa foi uma solução vinda do design e experiência de compra que mudou significativamente a vida financeira de uma mega empresa.
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